A verdade sobre as impressoras Jato de Tinta

A verdade sobre as impressoras Jato de Tinta

Postado por: Equipa Category: Artigos Comments: 0

É importante desmistificar alguns conceitos quando comparamos as impressoras Jato de Tinta com as concorrentes

Mito: a cabeça de impressão das impressoras jato de tinta entope ou seca com frequência.

Realidade: a tecnologia de verificação dos injetores, integrada à cabeça de impressão das impressoras jato de tinta, monitora o estado dos injetores, detecta e ajusta automaticamente o desempenho da cabeça de impressão.

Mito: a maioria dos escritórios utiliza impressoras a laser.

Realidade: dois a cada três dispositivos de impressão adquiridos para ambientes  corporativos são jato de tinta. O IDC projeta que 71% das impressoras de escritório serão  jato de tinta em 2023.

Mito: as impressoras jato de tinta são projetadas para uso doméstico, não para aplicações em escritórios com alto volume de impressão.

Realidade: as impressoras jato de tinta são projetadas para durar de acordo com a vida útil da impressora, tornando-as ideais para  escritórios com grandes volumes de impressão.

Mito: as impressoras jato de tinta são muito lentas

Realidade: praticamente nenhum intervalo de aquecimento é necessário para iniciar a  impressão, tornando as impressoras jato de tinta rápidas.

Mito: as impressões jato de tinta mancham os papéis.

Realidade: as tintas usadas em impressões jato de tinta são totalmente pigmentadas,  projetada para trabalhos de impressão de alta velocidade.

Mito: a qualidade de impressão das impressoras jato de tinta é inferior se comparada à das impressoras a laser.

Realidade: a tinta pigmentada usada em impressoras jato de tinta, proporciona textos nítidos e gráficos com cores vibrantes, mesmo em papel comum.

Informações adicionais:

  • Utilizam menos energia do que impressoras a laser porque eliminam a necessidade de derreter toner;
  • Menos partes móveis do que impressoras a laser;
  • Tintas com tecnologias de alto rendimento;
  • Geram menos desperdício;

Por que é fundamental usar suprimentos orginais?

Não é novidade para ninguém que usar peças e produtos originais é fundamental, principalmente quando falamos de equipamentos tecnológicos, que precisam de cuidados para manter seu rendimento.
Pensando no uso das impressoras, muitas pessoas podem imaginar que os suprimentos são todos iguais, deixando os originais de lado. Porém, para manter o bom funcionamento e a qualidade dos equipamentos, é extremamente importante usar cartuchos de impressora que sejam do mesmo fabricante do equipamento.

Diferença entre os tipos de cartuchos de impressora: Existem diversas opções de cartuchos no mercado, e na hora de trocar o suprimento da sua impressora, é fundamental tomar alguns cuidados, porque não são todos que são indicados para o seu equipamento nem oferecem alta qualidade nas impressões.

Mas afinal, quais são as diferenças entre elas? 

Cartuchos originais: os cartuchos originais são aqueles produzidos pelo mesmo fabricante do equipamento. Embora o custo de compra mais elevado, esses suprimentos apresentam alto rendimento e desempenho.

Cartuchos remanufaturados: os cartuchos remanufaturados são aqueles que utilizam a carcaça dos originais para colocar suprimentos. Ou seja, eles passam por diversas etapas de tratamento e são recarregados com tinta. Após o processo, eles são revendidos no mercado com o valor mais baixo. Embora eles informem a mesma capacidade de tinta do original, os riscos de utilizar cartuchos remanufaturados são maiores, afinal, o material já foi usado e sofreu um desgaste natural. Além disso, não há garantia de qualidade nas tintas colocadas no dispositivo.

Cartuchos compatíveis: os cartuchos compatíveis são fabricados por diversas empresas, mantendo a compatibilidade com determinadas impressoras do mercado. Embora sejam novos, diferente dos remanufaturados, esses suprimentos não são originais, esses cartuchos possuem uma possibilidade maior de dar algum defeito, podendo danificar o equipamento de alguma forma. Muitas impressoras perdem a garantia do fabricante quando não são utilizados com os suprimentos indicados.

Vantagens de usar cartuchos de impressora originais

Menos consertos frequentes: utilizando cartuchos originais, você não precisará se preocupar tanto com consertos de impressoras, diminuindo a necessidade  de muitas limpezas na cabeça de impressão, além de economizar tinta e reduzir os gastos para a reposição de suprimentos.

Maior confiabilidade: ninguém melhor que o próprio fabricante para saber como funciona a impressora e quais são os produtos ideais para ela. Por isso, os cartuchos originais são os mais confiáveis do mercado.

Mais qualidade de impressão: os cartuchos originais permitem uma maior qualidade de impressão se comparados aos compatíveis. O resultado final é fiel ao digital, registrado sem falhas ou manchas no papel.

Desempenho mais eficiente: os cartuchos originais são calibrados individualmente, evitando que haja entupimentos nos bocais das impressoras e ressecamento da tinta. Nos modelos compatíveis, não existe essa mesma tecnologia, e nos remanufaturados, isso não acontece, já que o cartucho já foi submetido à sua vida útil. 

Maior rendimento: embora sejam mais caros, os cartuchos originais foram desenvolvidos especialmente para a sua impressora, oferecendo um maior rendimento, sendo uma grande vantagem a longo prazo. Além disso, devido à alta qualidade no material utilizado, as impressões realizadas com suprimentos originais possuem maior durabilidade da tinta.

Assim como demais produtos, cada tipo de cartucho possui suas características. Embora a maior vantagem dos cartuchos remanufaturados e compatíveis seja o preço mais baixo no mercado, eles não possuem um bom custo-benefício. 

Para manter a alta qualidade nos documentos, o bom desempenho das impressoras e evitar consertos constantes ou trocas de equipamentos, utilizar cartuchos originais é fundamental. Por isso, sempre dê preferência aos produtos indicados pelo fabricante para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisa de Ajuda?